Saiba como prevenir e tratar a Psoríase

Acredita-se que no Brasil 1% da população sofra com a psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica, que acomete pele e articulações. O mecanismo da doença é mediado pelo sistema imune, mas há componente genético importante. A dermatologista Joana Barbosa, responsável pela Clínica Dermax, aqui em Belo Horizonte, explica que a doença tem ocorrência universal e acomete igualmente homens e mulheres, sendo que pode surgir em qualquer idade, com picos de incidência na segunda e na quinta décadas de vida.

Estudos recentes indicam um gene especifico capaz de causar a doença. Mas segundo a especialista, aspectos ambientais, geográficos e étnicos também podem interferir na sua incidência. “Já quando ocorre antes dos quinze anos correlaciona-se, frequentemente, a casos familiares”, completou.

De acordo com a dermatologista, a psoríase se manifesta, na maioria das vezes, por placas avermelhadas e escamosas, bem delimitadas, em áreas de traumas constantes na pele como cotovelos, joelhos, região anterior das pernas, couro cabeludo e região sacral. “Alguns fatores são considerados desencadeantes ou agravantes, são eles: traumas (físico, químico, elétrico, cirúrgico, infeccioso, inflamatório, escoriação das lesões); luz solar; infecção respiratória por estreptococos; HIV; medicamentos; estresse ou ansiedade; tabagismo; álcool; alterações hormonais”.

Em relação ao tratamento da doença, a médica afirma que depende da forma clínica da doença, gravidade e extensão da idade e sexo. “Em quadros leves, o tratamento é feito por meio de medicações tópicas. Na psoríase moderada a grave, a fototerapia deve ser a primeira opção terapêutica. Porém, medicações sistêmicas ativas em psoríase – terapia sistêmica tradicional e imunobiológicos – são bastante usadas em casos de piora aguda”, disse Joana.

Ela ainda cita que a psoríase pode ter relações com outras patologias, como a doença de Crohn, a uveíte e os distúrbios psiquiátrico-psicossociais, sendo a principal associada à artrite psoriática e outras. “Por ser, hoje, uma doença multifatorial com aspectos genéticos e ambientais envolvidos em sua patogênese, a cura não é possível. Mas, há possibilidade de controle e estabilidade das lesões. Por isso, o tratamento e orientação médica adequada é a única maneira de prevenir e diminuir os riscos da doença”,  garantiu a especialista.

  • Tenho a solução para Psoríase, tenho caso aqui em BH, de um amigo que ficou curado, em dois meses, e ele tinha psoríase a anos, já estou com outro caso, vizinho meu, está se tratando a 2 meses e já está ficando limpo.

    • Você é médico? Fez os tratamento ou acompanhou? Dê a solução para que eu publique,ajudará muitas pessoas.

      • Realmente irá ajudar muitas pessoas. Acredito que uma alimentação saudável possa prevenir, mas curar é mais complicado. Tenho uma psoríase leve, mas fico com medo de que com o tempo possa ficar grave.

  • Eu tenho pseurise a anos e controlo ela com uma viajem por ano a praia e banho em aguas salgadas por 5 dias e passo azeite nos cotovelos e pernas e joelhos e ninguém nota as feridas ou os horriveis sangramentos que acontecem quando coçam muito. pomada PSOREX tb ajuda muito

  • Eu tenho psoríase, principalmente na cabeça, e há anos luto para diminuir as cascas. Fui em uma dermatologista há um mês e ela me indicou o shampoo Kertyol PSO Shampoo Ducray e uma loção manipulada para complementar. Em poucos dias sumiu praticamente tudo, usei poucos dias a loção porque não foi preciso. Sei que alguns remédios funcionam bem em algumas pessoas e para outras, não, para mim, foi uma beleza.

  • Eu tinha Psoríase. Fui ao dermatologista, e ele me indicou um shampoo chamado “Klob-X”. Usava ele na região da doença com o cabelo seco por 15 min, depois eu enxaguava normalmente. Depois de alguns dias a doença começou a desaparecer, até eu não precisar passar mais. Não recomendo fazer isso sem ir ao dermatologista antes.

    Abraços.

  • olá. a psoríase tem aumentado muito e aqui em BH já existe um centro tratamento pelo SUS, inaugurado em 2014. Ajuda muito a divulgação e esclarecimento da doença, que sofre preconceito (sei bem o que é isso pois tenho desde os 7 anos de idade) não pega, não passa, e pode ser “herdada” pelos filhos. Pode. (não necessariamente todos irão ter). É BOM O SOL, menos estresse, alguma atividade física que ajude, tratamento com fototerapia (luz) com recomendação e acompanhamento médico, se não puder tomar sol, existem tratamentos desde o mais simples até com remédios. Não há cura total, mas existe bastante melhora.
    o centro que atende a população que não tem como pagar ,
    Centro dermatológico exclusivo para o SUS é inaugurado em Belo Horizonte
    Nova unidade do Hospital da Baleia terá capacidade para 150 atendimentos por dia, contemplando patologias dermatológicas como o câncer de pele, psoríase e vitiligo
    18/07/2014 (FONTE: site do UAI):
    entro é fruto da parceria entre a Fundação Benjamin Guimarães/Hospital da Baleia e o Instituto Superior de Medicina e Dermatologia (ISMD), que investiu também em tecnologia. A unidade oferece tratamento de psoríase e vitiligo com equipamento de PUVA e UVB narrow band, fontes de luz que utilizam a combinação de medicamentos para o tratamento destas doenças. Para o câncer de pele e as lesões pré-malignas, haverá terapia fotodinâmica e com laser. Os encaminhamentos para consultas serão realizados via Rede Básica de Saúde.

    existem alguns ESPECIALISTAS EM BH. como Dr. Aripuanã Cobério que é ótimo. HIDRATAR SEMPRE, a pele, e principalmente no INVERNO, onde aumentam as lesões. com cremes a ureia a 10% OU VASELINA SALICILADA ajuda muito. HÁ GRUPOS DE APOIO NO FACEBOOK E uma comunidade no Brasil que trabalha para conseguirmos remédios mais baratos e tratamento gratuito pelo SUS e remédios para a população.
    remédios tambem biológicos estão sendo muito pesquisados e divulgados. nao usem qualquer coisa que apostam em milagres, mas cuide principalmente do emocional. doença psicossomática e auto imune.

  • Somos distribuidores de um novo dermocosmético que trata várias afecções dermatológicas, dentre elas a psoríase, com resultados incríveis, conforme pode-se verificar em nosso site http://www.pharmacure.com.br. No link “Mídias e downloads” há uma apresentação completa sobre o uso do dermocosmético.

    Estamos à disposição, para quaisquer esclarecimentos, também pelo telefone 31-2127-3971.

    Um forte abraço,

    Equipe Pharmacure

Comentários