Rede Cidadã incentiva a recolocação profissional para idoso

Reprodução
Reprodução

No Dia Nacional do Idoso, programa lança iniciativa inédita no país

1º de outubro comemora-se o Dia do Idoso no Brasil. A Rede Cidadã, uma das principais organizações do país voltadas para a geração de trabalho e renda, acredita e investe na força de trabalho desse segmento. Há dois anos a organização criou o programa Rede Sênior, que já inseriu mais de 200 pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho mineiro.
O Rede Sênior tem o objetivo orientar profissionais nesta faixa etária para o mercado de trabalho, seja através de contratação por CLT ou atuação empreendedora – e há também a opção de orientar o sênior para o trabalho voluntário, de maneira que tenha um processo de envelhecimento bem-sucedido, saudável, sustentável e alcance a longevidade.
A retomada de uma vida ativa e a possibilidade de obtenção de renda são fatores que incentivam as pessoas mais velhas a buscar, cada vez mais, seu espaço no mercado de trabalho.
Como já disse aqui, em outros artigos, o Brasil caminha para se tornar um país de idosos, por isso, tornar a terceira idade produtiva se torna ação tão necessária, apesar de tão pouco explorada.
Só para relembrar o que já foi dito anteriormente, dados oficiais do IBGE apontam que, até 2030, o número de pessoas com 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos no Brasil. No mesmo levantamento, o IBGE demonstra que a participação de pessoas da melhor idade na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos.
Desde dezembro, profissionais maduros de BH e região puderam integrar o quadro de funcionários de empresas dos ramos de varejo, saúde visual e telesserviços. Para alcançar isso, a Rede Cidadã oferece capacitação profissional gratuita. Ao término do curso, encaminham estes profissionais recém-capacitados para vagas disponíveis em empresas que são parceiras da organização.
Além da capacitação técnica, os profissionais da Rede Cidadã realizam um acompanhamento completo do sênior através do Plano de Vida e Trabalho: durante o processo de atendimento, são discutidas questões envolvendo a vida familiar e social do sênior, seu histórico profissional, de saúde, e suas expectativas em relação ao futuro. Com esse atendimento de amplo alcance, a Rede Cidadã reforça seu compromisso de aliar vida e trabalho como um só valor. Fernando Alves, diretor executivo da Rede Cidadã, reforça esse valor afirmando que o trabalho é uma força propulsora de mudança na vida do indivíduo: “queremos que as pessoas conquistem a cidadania pelas próprias mãos. E isso é alcançado através do trabalho”, destaca.
O Rede Sênior conta também com outro importante pilar: o Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA). Ele é voltado para atender empresas e funcionários que se preparam para encerrar suas atividades profissionais na companhia em questão.
Segundo Tatiana Carvalho, gerente de Empregabilidade da Rede Cidadã, as empresas parceiras que já contrataram sêniores têm muito para comemorar. “Os profissionais mais maduros têm experiência de vida, não só de mercado. Eles agregam muito para a equipe: são mais pacientes, dedicados, carinhosos e têm uma dedicação diferente ao trabalho porque entendem a importância dele para suas vidas”, destaca. Do ponto de vista das empresas contratantes, também existem vantagens, como a redução de turn over, economia com gastos de transporte (para aqueles acima de 60 anos), e, claro, a melhoria do clima organizacional.
O Rede Sênior, até o momento, está em desenvolvimento em Belo Horizonte (MG), mas há planos de expandir o programa para outros estados brasileiros. Além de capacitar os sêniores e fazer o acompanhamento do Plano de Vida e Carreira, a Rede Cidadã ajuda os gestores da empresa a se estruturarem para receber esse novo contingente de trabalho. Empresas que tenham interesse em participar da Rede Sênior podem entrar em contato com a Rede Cidadã pelo telefone (31) 3236-1600 ou o e-mail: redecidada@redecidada.org.br
O programa Rede Sênior é uma iniciativa da Rede Cidadã desenvolvida em parceria com a Coordenadoria de Direitos da Pessoa Idosa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e os supermercados Super Nosso.

Comentários