Pão de queijo traz sucesso para empresa

paodequeijoA Forno de Minas ganha prêmios merecidos.

Sinto-me muito a vontade para falar da Forno de Minas, primeiro, porque sou consumidora dos produtos da marca há anos; segundo, porque não sou amiga de ninguém de lá, sou conhecida do Helder e de sua irmã Hélida e terceiro, porque sei de perto o tanto que ajudam trabalhos beneficentes. Eles têm o coração, a mão e bolso aberto para o próximo. E tomei como meta divulgar exemplos de bons empresários.

D. Dalva, matriarca da família, sempre foi elogiada pelo seu pão de queijo caseiro, segundo informações, originária das fazendas, do noroeste de Minas Gerais. Em julho de 1990, ela e seus filhos Hélida e Helder Mendonça decidiram abrir uma a Forno de Minas e vendiam os pães de queijo, feitos por D. Dalva, em uma pequena loja em BH.

Não deu outra, sucesso garantido e dois anos depois estavam com uma fábrica em Contagem. No mesmo ano entrou um sócio investidor, Vicente Camiloti, e a produção de 90kg de pão de queijo por dia pula para 1.200kg/dia. Três anos depois, adquirem uma fábrica em Conceição do Pará, os queijos começam a ser fabricados na especificação certa para que o produto saia com maior qualidade.

Vicente Camiloti, Hélida, Helder e Dalva Mendonça
Vicente Camiloti, Hélida, Helder e Dalva Mendonça

Em 1999, o controle acionário foi vendido para uma empresa multinacional norte americana. Quem era consumidor do produto sentiu a diferença em pouco tempo. Cerca de 10 anos depois a família Mendonça recomprou a Forno de Minas e colocou as coisas nos trilhos, voltando com a receita original, retomando o crescimento e voltando a ser o pão de queijo mais vendido no país, segundo pesquisa ACNielsen. Além do tradicional pão de queijo a Forno de Minas tem também folhados, waffle, empadas, empanadas, tortinhas, massas recheadas. E já exportam seus produtos para Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Uruguai, Chile e Emirados Árabes. É um orgulho para Minas.

E comprovando que não está só na mesa dos mineiros, mas também na cabeça, o pão de queijo Forno de Minas recebeu o 21° Prêmio Top of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2016, na categoria Excelência, a mais elevada. A categoria em questão demonstra que o quitute da marca obteve mais de 50% das citações válidas do segmento – alimentos e bebidas. Destaca-se que todas as respostas das entrevistas são espontâneas e, por isso, não sofre influência por parte dos entrevistadores.

O empenho e dedicação de D. Dalva, Hélder e Hélida Mendonça e Vicente Camiloti à frente da empresa acabam de render o primeiro prêmio de recursos humanos, após o retorno da marca para os antigos sócios, em 2009. A organização foi incluída no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar em Minas Gerais, a pesquisa Great Place to Work® Brasil. Nesta edição, 249 empresas foram inscritas e apenas 44 premiadas.

“Para nós, é motivo de muito orgulho receber certificações como essas, além de contribuir para a visibilidade da marca e de reafirmar nosso comprometimento em oferecer não só produtos práticos e de qualidade, reforça que temos um ambiente de trabalho próspero e saudável”, destaca o presidente da Forno de Minas, Helder Mendonça.

Todos os trabalhos beneficentes reconhecidos da cidade têm parceria com a Forno de Minas em seus eventos para arrecadação de recursos, bem como em suas ações junto às crianças, idosos ou enfermos atendidos. As portas nunca se fecharam para quem os procurou com um trabalho sério. E o principal, eles não apenas enviam os produtos, Helder ou Hélida sempre passam no evento para dar apoio e solidariedade. Isso merece aplauso e apoio.

Isabela Teixeira da Costa

  • ADORO OS PRODUTOS DA MARCA E PRINCIPALMENTE O ESFORÇO E GARRA DOS SEUS DIRETORES.

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