Manchas de pele: um probleminha chato
As manchas na pele podem existir desde a nascença ou surgir ao longo da vida, mas como tratar ou prevenir?
Não tem jeito, mancha de pele incomoda muita gente, principalmente as mulheres acima de 30 anos, idade na qual começam a surgir as referidas manchinhas. Exposição prolongada ao sol, envelhecimento da pele, alergias ou problemas mais graves de saúde são as principais causas do aparecimento das manchas. Normalmente, as manchas de nascença não são graves, e permanecem iguais mesmo com tratamentos, já as manchas que surgem ao longo da vida devem ser identificadas e tratadas por um dermatologista, para evitar complicações.
A causa mais comum do aparecimento de manchas é a exposição excessiva ao sol. Como ele estimula a produção de melanina, pigmento que fornece cor à pele, pode ocorrer acúmulo desse pigmento em certas regiões que se manifesta como mancha marrom, o melasma. Se elas surgem durante a gravidez são chamadas cloasmas.
A melhor forma de prevenir e tratar é usar protetor solar diariamente com alto fator de proteção, reaplicá-lo ao longo do dia, evitar se expor ao sol das 10h às 16h, evitar entrar em carros quentes estacionados ao sol.
As manchas senil surgem nas mãos, braços, pescoço e rosto depois dos 40 anos, por causa do fotoenvelhecimento. As manchas mais claras e superficiais podem ser tratadas com a esfoliação da pele com creme hidratante e açúcar a cada 15 dias, porém as mais escuras devem ser tratadas com laser ou peeling.
Tenho uma amiga que sabe se cuidar. Tem um protetor no porta luvas de seu carro. Sempre que sai de carro, a primeira coisa que faz é pegar o protetor e passar nas mãos. Disse que quando dirigimos o sol bate o tempo todo sobre nossas mãos. Funciona. Suas mãos não têm nenhuma manchinha sequer. Confiram mais abaixo, receitas caseiras de máscaras e outras soluções caseiras para tirar as indesejáveis manchas.
A dermatologista Flávia Ravelli dá dicas de como cuidar e prevenir as manchas:
- Fique atenta: além da exposição solar, o uso de hormônios, gravidez, genética e a luz visível, aquela que é emitida por aparelhos eletrônicos, também podem causar ou agravar as manchas na pele;
- Para reforçar a proteção solar, alie os protetores solares ao uso de chapéus, óculos de sol e bonés;
- Alguns cremes clareadores podem ser utilizados também durante o verão e são uma excelente opção para mulheres que vivem nas regiões mais quentes do país;
- Além dos dermocosméticos, existem muitos tratamentos clínicos disponíveis, como peelings, lasers, microagulhamento e tantos outros. Consulte um dermatologista para que ele indique qual a melhor opção para a sua pele.
Como tirar manchas da pele do rosto
Para tirar manchas da pele do rosto, ótimas opções que devem ser usadas diariamente incluem:
Máscara de tomate: abrir um tomate e aplicar no rosto, pressionando especialmente nas manchas;
Leite de rosas: limpar a pele diariamente com leite de rosas;
Máscara de um iogurte natural batido com suco puro de um limão: deixar atuar por cerca de 20 minutos, à noite, e lavar muito bem a seguir;
Aplicar um pouquinho de Hipoglós ou Bepantol na área desejada e deixar atuar durante toda a noite.
Uma outra solução pode ser o uso de ácidos próprios para clarear a pele, como o Ácido Kojico. Outras opções são os peelings superficiais ou profundos e o hábito de realizar esfoliação no rosto uma vez por semana.
Para tirar manchas da pele negra, pode-se utilizar o seguinte creme caseiro:
1 creme nívea (da lata azul)
1 tubo de Hipoglós
1 ampola de Arovit (vitamina A)
1 vidro de óleo de amêndoas (100ml)
Depois de misturado, deve-se aplicar este creme diariamente na região afetada, guardando-o sempre na geladeira, em um pote de vidro bem fechado.
Isabela Teixeira da Costa