Importância da água para o organismo

A hidratação do corpo varia de acordo com a idade e a falta de água pode levar uma pessoa à morte.

Quando minha filha era pequena teve uma otite brava. Por causa da grande dor e alta febre a levei ao pediatra, dr. Múcio de Paula, excelente pessoa e profissional. Ela foi medicada, mesmo assim parou de comer totalmente, então, depois de alguns dias, liguei para o pediatra e relatei minha preocupação e fui logo dizendo que ela ia acabar morrendo de fome. Dr. Múcio, naquela calma e delicadeza que lhe era peculiar, responde: “Criança não morre de fome, mas de sede. O ser humano pode ficar vários dias sem alimento, porém, sem água em três dias pode vir a óbito. Se ela estiver bebendo líquidos, ficará bem”. Fiquei impressionada e foi do jeitinho que ele falou.

A água representa de 40% a 80% do peso total do ser humano e o corpo não possui reservas ou condições para armazenamento de água, portanto é fundamental bebermos água, mesmo sem estar com sede.

Ao longo do dia, perdemos muito líquido no corpo, pelo suor, saliva, urina e fezes. Para os que praticam atividades físicas a desidratação é maior, assim como pessoas que ficam expostas a altas temperaturas. Ao perder muita água, o corpo fica fora de equilíbrio e pode chegar a alto nível de desidratação, que pode levar a pessoa à morte.

Segundo a endocrinologista e especialista em metabologia, Carolina Mantelli, o ideal é beber cerca de 300ml de água a cada duas ou três horas, preferencialmente em um horário longe das grandes refeições como almoço e jantar. Ela sugere termos sempre uma garrafa de água conosco, para que essa reposição seja constante, independente de sentirmos sede.

“Um bebê na barriga da mãe tem 95% do seu peso composto de água, um recém-nascido, 80%, e um ser humano adulto cerca de 70%. Já um idoso tem apenas 40%. A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro, quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Cuidado com uma urina acastanhada ou amarela escura, pois é extremamente concentrada devido à pouca quantidade de água para diluí-la”, esclarece Carolina.

Certa vez li um artigo que dizia que o idoso deve beber um grande copo de água a cada duas horas, pois a desidratação é um dos motivos para desencadear confusão mental . Ou seja, uma pessoa bem hidratada está protegendo um dos bens mais preciosos que tem, o cérebro, órgão fundamental para ter uma boa velhice.

Veja outras vantagens de ser manter hidratado:

– Regula a temperatura corporal: durante os exercícios físicos ou no clima muito quente, a água é liberada pela transpiração e evita que nosso organismo esquente demais ou sofra alterações térmicas bruscas;

– Desintoxica o corpo: auxilia a prevenção da infecção urinária, uma vez que estimula as idas ao banheiro, o que ajuda a “limpar” o trato urinário. Além disso, beber água ajuda a formar e hidratar o bolo fecal, evitando a constipação intestinal;

– Absorção e transporte de nutrientes: auxilia na absorção de nutrientes e glicose;

– Emagrece: além da redução da retenção de líquidos do corpo, coloca os rins para trabalhar e também traz sensação de saciedade;

– Pele bonita: promove a revitalização das células e mucosas, resultando em uma hidratação de dentro para fora e evitando o ressecamento e a descamação.

 

Isabela Teixeira da Costa

Comentários