Dicas para cabelo, pele e unhas no Verão

unnamed(1)
Foto Divulgação

Os dias mais quentes do ano exigem cuidados especiais como hidratação, massagem e muita água.

Verão é uma delícia. Sol, calor e a possibilidade de ir para a praia ou curtir uma piscina. Nada melhor, porém, cloro, areia, água salgada e o próprio excesso de sol danificam os cabelos, a pele e as unhas – apesar de que o iodo da água do mar fortalece bastante as unhas. Vera de Oliveira, proprietária de um dos maiores salões de beleza das cidades que compões a região metropolitana de BH (excluindo a capital), e sua equipe, dão várias dicas para enfrentar bem este período.

Vera Oliveira Foto: Divulgação
Vera Oliveira Foto: Divulgação

Unhas, mãos e pés

Deve-se usar um bom hidratante para as unhas, acompanhado de base fortalecedora com vitaminas. “Para quem vai para a praia ou piscina, existem as cores vilãs, como os branquinhos para a unha dos pés e os vermelhos para as unhas das mãos, que perdem a pigmentação e ficam com aspecto feio e amarelado. Uma boa dica são os esmaltes nos tons nude”, diz a manicure Aline Gonçalves. Ela recomenda ficar de dois a três dias sem esmalte entre uma esmaltação e outra, para se fazer uma hidratação, tanto das cutículas quanto das unhas.

Depois de tomar sol deve hidratar mãos e pés, pois a exposição ao sol e o contato com água de piscina contribuem para ressecamento. “Para quem chega da praia, existe o SPA que é milagroso na hidratação e na recuperação dos pés, como por exemplo, o SPA com parafinas, que faz uma completa reposição de emolientes, e o SPA na bacia de hidromassagem, que é eficaz na retirada de células mortas”, explica Tânia Nogueira.

Corpo

A depiladora Márcia Regina indica que o ideal é depilar no mínimo com quatro dias de antecedência à exposição ao sol, “por causa da abertura dos poros, pode provocar irritação ou até mesmo manchas na pele. Também não é recomendável esfoliação neste período. Sempre é bom manter a pele hidratada”.

Cabelos 

O cuidado com os cabelos no verão merece atenção redobrada. “O calor excessivo danifica seriamente os fios, principalmente os loiros. O recomendado é fazer hidratação em casa uma vez por semana e uma vez por mês no salão”, diz o cabeleireiro Victor Carvalho. “Finalizadores sem enxágue são fundamentais. Se for tomar banho de piscina, recomenda-se abusar do finalizador antes e depois entrar na água. Caso for banho de mar, o ideal é enxaguar abundantemente a água do mar, retirando todo sal e aplicar uma máscara de hidratação logo após”, explica.

Ficam as dicas.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários