Cuidados com as roupas de cama

 

trousseau1
Trousseau Verão 2016 / Divulgação

Boas dicas de como cuidar das roupas de cama e banho.

Há anos, e põe tempo nisso, ganhei um livrinho da Trousseau, que guardei a sete chaves porque, no finalzinho dele ensinava a tirar manchas em tecidos. Guardei tão bem que não me lembrava onde. Só sabia que estava guardado. Agora, em época de site, saí à caça do livro, porque sabia que teria importantes dicas para publicar aqui.

Achei! Em perfeito estado. Não me lembrava o quão completo ele é. Dá dicas desde a primeira lavagem até a retirada de manchas. Não sei se a própria marca ainda possui este material, porque há alguns anos comprei muitos produtos lá e não ganhei um livreto desse, então, penso que já não trabalham mais com ele.

Hoje, começo do início, dicas de lavagem doméstica as roupas de cama, exceto em caso de lavagem a seco (claro).

É importante fazer uma lavagem antes de usar as roupas de cama e banho. Devem ser lavadas separadamente das demais roupas, principalmente produtos que contêm poliéster, porque ele solta bolinhas e elas irão se depositar sobre as fibras naturais. Se isso ocorrer, vai diminuir a suavidade e maciez do tecido. Além disso, roupas com zíperes e botões também podem danificar as peças delicadas.

A Tousseau sugere que seja usado detergente suave de lavagem e explica que produtos com agentes de colocação azul – acho que todos os sabões em pó são azuis –, ou alvejantes não são recomendados em tecidos coloridos ou com bordados em cores, pois com o tempo perdem as cores.

Na pré-lavagem ocorrerá um encolhimento em todas as peças de tecidos de fibras naturais, em uma proporção que varia de 4% a 10%, dependendo da fibra usada. Segundo informações do livreto, a Trousseau leva em conta este encolhimento quando fabrica seus produtos, e avisam que peças lavadas com água quente tendem a ter um encolhimento maior.

Na hora de lavar as roupas de cama deve-se separar as de cores claras das roupas de cores escuras. Tomar cuidado para não sobrecarregar a máquina, para evitar quebra das fibras longas, como as de algodão egípcio. O ideal é que a lavagem seja feita em água morna, usando sabão neutro suave, com enxague final frio.

Deixe que a lavadora encha e comece a agitar antes de colocar sabão ou alvejante. A menos que as peças estejam muito sujas, use metade da quantidade de detergente recomendada. Isso reduzirá os danos às fibras e limpará suas peças perfeitamente.

Retire imediatamente as roupas de cama lavadas da máquina. Isso ajuda a reduzir o enrugamento. O ato de sacudir as peças úmidas também ajuda a reduzir os enrugamentos e acelera o tempo de secagem.

Deve-se lavar roupas de banho felpudas antes de usar para quebras as fibras, tornando-as mais macias e absorventes. Quanto mais usadas e lavadas, mas absorventes e fofas elas ficam. Lave as toalhas em água morna e detergente suave. Importante: Não use amaciante porque isso reduz a capacidade de absorção da toalha. Isso quase ninguém sabe.

Mais uma vez, é importante ressaltar que o livreto ensinar os cuidados com as peças fabricadas pela Trousseau. Sobre as toalhas de mesa em jacquard, a marca informa que elas dispensam cuidados, são práticas, bem como seus panos de pratos – nem sei se ainda produzem panos de pratos kkk, êta livrinho antigo e bom. As toalhas de mesa em linho devem ser lavadas em água morna, detergente suave, com enxague final frio. Pode-se usar alvejante, que dão polimento às peças de linho. Não são recomendados amaciantes. Retire a peça da máquina, assim que terminar a lavagem, agite e ponha para secar.

Símbolos universais de lavanderia

FullSizeRender (1)Temperatura máxima 60°C.
Ação mecânica reduzida
enxágue com decréscimo gradual da temperatura (resfriamento).
Centrifugação reduzida.

 

Não usar alvejante à base de cloro.

 

Chapa da base do ferro com temperatura máxima de 150°C.

 

Não limpar a seco. Não remover manchas com solventes.

 

Secagem na vertical sem torcer.

 

Amanhã falarei mais sobre este livrinho, abordando como secar, guardar, cuidados com peças de plumas.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários