Coçar os olhos faz mal

cocarolhos1Hábito de coçar os olhos causa deformidade da córnea

Meu avô dizia que não é bom ir ao médico porque eles sempre inventam um probleminha. Hoje, estou concordando com ele. Recebi um material falando dos problemas causados à visão porque coçamos os olhos. Não acreditei. Pensei na hora: só o que faltava inventar. Deve ser alguma assessoria de imprensa forçando a barra para criar um gancho jornalísticos na intensão de conseguir espaço editorial em algum veículo.

Como tudo o que recebo, depois de ler o conteúdo – realmente falava de um produto – fui pesquisar sobre os problemas que podem ser causados com o hábito de coçar os olhos. Pasmem, eles existem. É a mais pura verdade. A pressão que o dedo faz nos olhos muda a estrutura da córnea e da fibra ocular, deixando-a mais elástica, e, com isso, aumenta a pressão.

A coceira facilita o desenvolvimento do ceratocone, doença caracterizada por um afinamento progressivo da córnea, que tem um formato côncavo, e quando doente fica cada vez mais fina, mole e vai tomando a forma de um cone. Problema atinge uma em cada 20 mil pessoas no Brasil. É uma deformidade progressiva da córnea, responsável pela grande perda de nitidez da visão, levando à miopia ou ao astigmatismo. De origem genética, se manifesta principalmente durante a passagem da infância para a adolescência, sendo estimulada especialmente pelo hábito de coçar os olhos copiosamente, evoluindo de forma progressiva até entre os 30 e 45 anos de idade.

Quanto mais cedo for diagnosticado o problema, melhor. Pois com o tratamento certo é possível estabilizar o ceratocone.  Porém, em casos mais graves a solução é o transplante de córnea. Quem diria que inocentes coçadinhas nos olhos poderiam provocar isso tudo, afinal, moramos em um país tropical e clima quente e seco proporciona poeira circulando na atmosfera, que provoca coceira nos olhos. Outros fatores são a umidade que aumenta a proliferação de mofo, alergias e ainda eventuais efeitos colaterais de medicamentos.

Devemos ficar atentos e evitar coçar os olhos.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários