Arrumar mala é um problema

Arrumar mala

Férias, carnaval, viagem de trabalho ou de turismo, fim de semana no campo com amigos. Vai para o exterior? Seja lá que tipo de viagem for, arrumar a mala é sempre um problema.

Adoro viajar, embora não tenha muito tempo para esse lazer que aprecio tanto, mas mesmo assim procuro ser objetiva na hora de montar a mala. Nem sempre consigo, mas sou muito melhor que minha irmã. Toda vez que ela vai viajar, sou convocada. A bagagem já está pronta e na cama, aquela montanha de roupas. Aí, começa a mostrá-las e vou ponderando, tirando peças. Conseguimos reduzir o volume em pelo menos um terço. Por sua vez, minha filha é um mistério. Tem um talento para arrumar malas que foge à compreensão humana. Faz muitas viagens missionárias e, além de suas roupas pessoais, tem que levar colchonete, roupa de cama e de banho, travesseiro. E lá vai ela, só com a mala tipo aeromoça e a sacolinha de mão. Não entendo como cabe tudo ali.

Tenho amigas que viajam pelo mundo o ano inteiro, parece que comeram canela de cachorro. Conseguem arrumar malas como ninguém. Levam poucas roupas, são objetivas, penso que vão passar aperto. Quando vejo as fotos, estão elegantérrimas, cada dia com uma roupa diferente e acessórios variados. Parece que viajaram com o guarda-roupa inteiro. Quero fazer um cursinho com elas.

Recentemente, recebi e-mail muito legal de Carol Rosa, personal organizer (isso mesmo, agora tem profissional que ensina a arrumar malas). Ela dá ótimas dicas, todas úteis nesta época de férias e carnaval, com programas tão variados.

Em primeiro lugar, você deve analisar bem o seu destino – praia, campo, cidade – e o que fará por lá. Vai a festas e restaurantes? No caso do carnaval, é só folia de rua mesmo? Isso é fundamental na hora de montar a mala. Vejam as dicas da personal organizer:

Mala de rodinha é pra quem vai viajar de avião, pois as roupas amassam menos e protegem objetos frágeis. As calças devem ficar no fundo, esticadas e com as pernas para fora (faço tudo errado). “Só depois de acomodar tudo dobre as pernas das calças sobre as demais roupas”, explica a personal. Depois vêm os shorts, bermudas e vestidos. “Vestido também deve ficar o mais esticados possível. Aproveite os espaços vazios para colocar os sapatos, protegendo as solas para não sujar as roupas. Usem saquinhos individuais”, sugere Carol Rosa.

Mala de carregar é mais informal. Como é menor, exige seleção mais apurada. “Leve só o que vai usar. Na hora de organizar, comece com as calças, mas dobre-as ao meio. Coloque as roupas mais pesadas no fundo. Acomode as demais peças por cima, deixando-as bem esticadas, sempre nivelando os lados para aproveitar bem o espaço. Deixe por último as roupas finas, que amassam mais. Viaje com o sapato fechado que pretende levar. Um tênis, por exemplo. Deixe na mala o que ocupa pouco espaço: chinelo e sandália. Escolha a sandália de cor neutra, que combina com tudo. Não leve muitos acessórios, opte por um ou dois que combinem com tudo, pois fazem diferença no volume”, recomenda Carol.

Decidiu viajar de mochilão? Leve poucas peças e pense no peso. “Opte por uma calça jeans básica. Se esfriar, você consegue combiná-la com várias blusas. Escolha sempre peças que não façam muito volume. O short jeans também é coringa, você pode repeti-lo, só variando a parte de cima. O erro mais comum durante a organização da mochila, é colocá-la em pé e ir dobrando as roupas, uma em cima da outra. Quanto mais dobradas, mais espaço ocupam. A dica é deitar a mochila na cama e ir acomodando as peças (esticadas ao máximo) no sentido horizontal. Assim você economiza mais espaço. Por último, coloque os sapatos e a nécessaire nos cantos livres”, conclui Carol Rosa. (Isabela Teixeira da Costa/Interina)

 

Crônica publicada no Caderno EM Cultura em 25/1/16, na coluna da Anna Marina

 

Comentários