Desabamentos e ameaças por causa das chuvas

As fortes chuvas de Belo Horizonte estão causando transtornos, acidentes e interditado vias importantes da cidade.

Desde o dia 14 a Avenida Sylvio Vasconcelos, que liga o Bairro São Bento à Avenida Raja Gabaglia está interditada por causa da queda do muro de uma casa. O transtorno está grande para os moradores da região, principalmente da Rua Ivon Magalhães, que têm que dar uma volta enorme para conseguir entrar e sair de suas casas.

A casa é das mais antigas da região, aquela enorme da esquina, e graças a Deus não soterrou nenhum carro e nenhum pedestre e também ninguém da casa se feriu. O pior mesmo foi o susto pelo grande barulho que a queda provocou. A Defesa Civil notificou o proprietário da residência, que deve apresentar plano de ação para mitigação dos riscos, laudo de estabilidade do restante do muro e providenciar remoção dos entulhos.

Um vídeo que flagra a queda do muro de cerca de 12 metros, que por poucos segundos, não atingiu uma mulher e um carro que transitavam pela via. O vídeo começa com um carro escuro subindo a Avenida Professor Sylvio Vasconcelos, pouco depois, outro veículo – dessa vez branco – desce a via e bem próximo ao muro e uma mulher aparece caminhando na direção da mansão. A pedestre, que carrega uma sombrinha, percebe que o muro vai cair e corre na direção contrária.

Acidentes acontecem, isso é trágico, só não entendo o por que de a PBH/Sudecap/Defesa Civil (não sei qual dos órgãos tem essa obrigação), não exigiu que o proprietário retirasse os escombros para liberação da avenida. Mesmo que fosse para transito local, uma vez que enquanto não for apresentado laudo informando a segurança do restante do muro não se deve permitir trânsito na via por risco de novo desabamento e acidente maior. Mas pelo que sei – tenho amigas que são vizinhas do local –, tem escombros interditando a garagem de outra casa, ou seja, desde o dia do acidente (14 de março), uma família não pode entrar e sair com seus carros de sua casa. Um grande transtorno.

Inconveniente maior ainda pelo fato de a BR 356, que liga a Savassi /Sion ao BH Shopping, estar ameaçada de queda. Já interditaram duas pistas no trecho entre o trevo do Belvedere e o supermercado Supernosso. Segundo informações que recebi de profissionais envolvidos na construção da rodovia, tudo isso está ocorrendo por dois motivos:

Primeiro: quando construíram o trecho deveriam ter feito uma drenagem, que ficava tão cara quanto a obra da estrada, então optaram por não fazer a drenagem. Assustador. Segundo: Permitiram construções ilegais no pé do muro de arrimo. Essas construções cavaram na base do muro (o que não poderia ter ocorrido nunca), abrindo entrada de água onde não poderia, enfraquecendo a base do muro.

Segundo minha fonte, se a BR356 desabar levará todas as pistas, não apenas as duas que estão interditadas. Me informaram que a Defesa Civil pediu interdição total do trecho, em ambos os sentidos, à BHTrans, que se recusou a fazê-lo. Ou seja, podemos viver aí uma tragédia anunciada, apesar de já terem feito a drenagem da água acumula, porém, as chuvas continuam.

Pelo sim e pelo não, eu não passo mais por lá. Uso trechos alternativos como a Patagônia e a avenida do Belvedere, a subida do Santa Lúcia que sai no Posto do Xuá e a avenida Raja Gabaglia. Com certeza esses trechos ficarão cada vez mais congestionados, mas é melhor transito intenso do que acidente fatal.

Isabela Teixeira da Costa

 

Comentários