Da Bahia

A Orquestra Juvenil da Bahia comemora 10 anos e celebra a data com uma turnê. Dia 25, às 20h, se apresentará na Sala Minas Gerais, aqui em Belo Horizonte.

Sob regência de Ricardo Castro e Eduardo Salazar, a Orquestra Juvenil da Bahia sobe ao palco da Sala Minas Gerais no dia 25 de julho, após se apresentar em Salvador (Teatro Castro Alves), São Paulo (Sala São Paulo) e Campos do Jordão (Festival de Inverno de Campos do Jordão).

No repertório, o Concerto para Piano nº 2, de Ludwig van Beethoven; o Prélude à l’Après-midi d’un Faune, de Claude Debussy e a Sinfonia nº 5 de Dmitri Shostakovich.

Em 2007, a Bahia via nascer um programa de orquestras e corais que transformaria a vida de crianças, adolescentes e jovens. Foi a primeira formação do programa NEOJIBA, criada sob a direção artística de seu fundador, o maestro e pianista Ricardo Castro. Já são mais de 200 apresentações para mais de 160 mil pessoas, no Brasil, nos Estados Unidos e em vários países da Europa. Artistas como Martha Argerich, Jean-Yves Thibaudet, Midori Goto, Maxim Vengerov, Maria João Pires, Colin Currie, Cesar Camargo Mariano e Orkestra Rumpilezz são alguns dos que já tocaram ao lado da formação.

As obras do repertório refletem três estilos contrastantes, com abordagens de interpretação e realização diferentes. Debussy será executada sem partitura e sem maestro; o concerto de Beethoven surge em seu formato original, com o solista regendo do teclado; por fim, a sinfonia de Shostakovich, regida por Eduardo Salazar, representa o lema que inspirou a criação do NEOJIBA: “Tocar e lutar”. Salazar é um importante expoente do El Sistema, programa de orquestras venezuelano criado pelo maestro José Antonio Abreu, em 1975.

Para Ricardo Castro, diretor fundador do NEOJIBA, esta sétima turnê da Juvenil da Bahia em 10 anos representa uma vitória do Programa: “Em um ano de crises institucionais e econômica, celebramos nosso décimo aniversário levando uma mensagem de superação, de cada integrante, e do Programa como um todo, que continua a investir, com todas as suas forças, na infância e na juventude, para que todos tenham oportunidades à altura de suas capacidades”.

Ricardo Castro nasceu em Vitória da Conquista, é diretor fundador do NEOJIBA. Mora na Europa desde 1984, onde estudou piano com Maria Tipo e Dominique Merlet e regência com Árpád Gérecz. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987 e Géza Anda de Zurique em 1988, foi elevado à categoria de pianista de renome internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds Internacional Piano Competition na Inglaterra, em 1993. Ricardo Castro leciona desde 1992 na classe de mestrado da Haute Ecole de Musique de Lausanne, na Suíça, e desde 2005 dedica-se com obstinação às atividades de integração e desenvolvimento social, criando oportunidades inéditas para jovens e crianças brasileiras. Desde 2013, é o primeiro brasileiro a integrar a lista de “Honorary Member” da Royal Philharmonic Society em Londres, na qual figura ao lado das mais importantes personalidades da música ocidental.

 

Serviço

Orquestra Juvenil da Bahia – Primeira formação NEOJIBA

25 de julho (terça), 20h

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090, Barro Preto – Belo Horizonte

Ingressos: R$ 20 (inteira) / R$ 10 (meia)

Programa

Claude Debussy – Prélude à l’Après-midi d’un Faune

Ludwig Van Beethoven – Concerto para Piano nº 2 em Si bemol maior, Op.19

  1. Allegro con brio
  2. Adagio

III. Rondo, molto allegro

Dmitri Shostakovich – Sinfonia nº 5 em Ré menor, Op. 47

  1. Moderato
  2. Allegretto

III. Largo

  1. Allegro non troppo

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.ingressorapido.com.br ou na bilheteria da Sala Minas Gerais.

Informações: 4003-1212

Funcionamento da bilheteria da Sala Minas Gerais:

Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Bairro Barro Preto

De terça-feira a sexta-feira, das 12h às 21h.

Aos sábados, das 12h às 18h.

Em sábados de concerto, das 12h às 21h.

Em domingos de concerto, das 9h às 13h.

Comentários