5 dicas para escolher óculos de sol

Cores de lentes
Cores de lentes

Oftalmologista alerta sol forte pode causar danos aos olhos, e escolha certa dos óculos é importante.

Acho lindo óculos de sol e mais do que isso, acho bem elegante o uso dos mesmos. Porém, nunca consegui usar, acho que me dá aflição enxergar tudo mais escuro, sei lá. Por conta disso, tive uns bons óculos escuros quando era bem mais nova, depois, nunca mais.

Sempre que ia para a praia acabava comprando um do camelô, ali mesmo na areia, porque realmente na praia é difícil ficar sem óculos, então nada melhor do que esses descartáveis, bonitinhos, baratos e depois podem ser descartados sem sofrimento. Ano passado, quando as Óticas Carol reinauguraram sua loja no Diamond Mall, presentearam alguns convidados com uma peça e aí ganhei uns óculos de sol Gucci, lindo, com lente com grau – necessárias pela idade –, e estou podendo usar com mais frequência. Tenho que admitir que uso menos do que deveria.

Roberto Cavalli
Roberto Cavalli

Digo isso, pois recebi um artigo importante do oftalmologista Renato Neves, presidente da Sociedade Brasileia de Ceratocone, informando do efeito dos raios solares sobre os olhos. Eles podem ser cumulativos e causar, no futuro, doenças oculares graves, como espessamento ou câncer na conjuntiva, fibrose que pode invadir a córnea, ceratite (inflamação na córnea), catarata, degeneração do vítreo, queimadura da retina, degeneração macular, entre outras.

“Não sentimos os raios infravermelhos, mas eles causam doenças para o nosso organismo, mesmo que a exposição seja rápida. A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente”, esclarece Renato Neves. Segundo o especialista a prevenção deve começar ainda na infância pois tem doenças que só aparecem após os 40 anos.

Veja as 5 dicas do médico para saber escolher os óculos que vão ajudar a proteger os seus olhos:

1-    Os óculos devem envolver a face de um lado ao outro, de têmpora a têmpora, para que os raios não penetrem pela lateral;

2-    Os óculos devem ter lentes com filtros que bloqueiem 100% dos raios UVA E UVB;

3-    Os óculos devem ter tratamento antirrisco, antirreflexo e polarização. Isso evita o desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo – deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe;

Prada
Prada

4-    Procure o selo de qualidade e o selo de proteção UV;

5-    Evite as lentes pretas, dando preferência a uma cor que favoreça a atividade que você vai exercer e que melhor se adapta a você.

O Dr. Renato Neves montou a lista de cores de lentes que podem se adequar às suas necessidades.

Cinza – São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário se sinta à vontade e confortável.

Âmbar/castanho – São indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.

Verde – As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.

Púrpura – São a melhor opção para quem pratica esqui ou caça, porque aumentam a visão de contraste em ambientes com fundo azul ou verde.

Amarela – As lentes amarelas bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.

Isabela Teixeira da Costa

Comentários